• Home
  • Lab
  • Pesquisa
  • Publicações
  • Formação
  • Aplicações
GUIMARÃES LAB
  • Home
  • Lab
  • Pesquisa
  • Publicações
  • Formação
  • Aplicações
Foto por Mathias Pires
Aplicações e recursos
Ciência de redes é uma abordagem rica para analisar sistemas complexos. Descrições de redes permitem visualizar e descrever a organização de grandes sistemas, permitindo modelar sua dinâmica e explorar sua fragilidade frente a perturbações. Em nosso laboratório nós contribuímos para enfrentar diferentes desafios da sociedade usando teoria de redes. Para isso nós aplicamos abordagens oriundas da teoria de redes em problemas envolvendo segurança alimentar, sustentabildiade, contágio de doenças no espaço e otimização logística. Nós também hospedamos dados de redes ecológicas empíricas e desenvolvemos programas de computadores para ajudar na análise de todo tipo de rede.
Picture
Picture

Interaction Web Database

Atualmente, nosso laboratório hospeda o Interaction Web Database. Uma base de dados colaborativa e sem fins lucrativos contendo redes publicadas de interações de espécies. O Interaction Web Database é um esforço cooperativo de cientistas interessados no estudo de interações de espécies. O objetivo do Interaction Web Database é ajudar a disseminar dados ecológicos de interações entre espécies para ser usado em estudos científicos. A base de dados é atualmente gerida por Paulo R. Guimarães Jr., Rafael L.G. Raimundo (UFPB), Roberta Bonaldo (Natural History Brazil Produções), Lucas Camacho e Mathias M. Pires (Unicamp). Diego Vászquez e Carlos Melián fazem parte do nosso conselho. Nós somos extremamente gratos aos pesquisadores que através de intenso trabalho de campo produziram os dados disponíveis no site.

Picture

Segurança alimentar

Nós estamos explorando como a ciência de redes pode ser aplicada para construir sistemas de produção de alimentos sustentáveis em diferentes escalas, desde manejo de fazendas em escala local até cadeias globais de produção de alimentos. Especificamente, nós exploramos como ligar redes sociais, econômicas e ecológicas para criar sistemas de produção de alimentos sustentáveis e resilientes. Nosso objetivo é otimizar o manejo de sistemas agrícolas e sua biodiversidade associada. Esse projeto é liderado por Dan Evans, Mariano Devoto e Paulo Roberto Guimarães Jr e financiado pela Royal Society Global Challenges.
Picture

Programas de computador

Nós desenvolvemos programas de computadores para facilitar a análise de redes complexas. Especificamente, nós temos programas que computam descritores de organização de redes. Informações adicionais aqui.
Picture

Resiliência, Inclusão e Sustentabilidade

Fazemos parte do grupo de trabalho IRIS - Inovação para Resiliência, Inclusão e Sustentabilidade. O IRIS envolve pesquisadores de diversas instituições e nós usamos análises quantitativas para promover síntese teórica e aplicações na interface entre conservação da biodiversidade, desenvolvimento humano e na estruturação de redes de produção sustentáveis. Esse grupo é liderado por Rafael L.G. Raimundo e Cecilia S. de Andreazzi.
Picture

Doenças tropicais negligenciadas

Nosso foco é melhorar a informação da biodiversidade de patógenos e seus hospedeiros e os determinantes sócio-econômicos de saúde pública no Brasil. Nesse contexto, estamos promovendo o desenvolvimento de predições para apoiar políticas que tenham como foco combater doenças tropicais negligênciadas. Este projeto é liderado por Paulo Sérgio D Andrea, Cecilia S. de Andreazzi e Rafael L.G. Raimundo.
Picture
Picture
Picture
Picture

Propagação de doenças

Nós organizamos um grupo de trabalho como parte do Observatório COVID-19BR e em colaboração com o Exército Brasileiro (Coronel Eduardo Migon, Laboratório de Estudos de Defesa da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército).

Especificamente, vamos integrar diferentes fontes de informação de movimentação de pessoas e ciência de redes para entender o contágio de SARS-CoV-2 pelo Brasil e suas potenciais consequências. Nós também fizemos análises para avaliar os riscos de problemas logísticos associados aos SARS-CoV-2, como o risco de colapso no sistema funerário da cidade de São Paulo. Alguns de nossos relatórios está disponível aqui:  [1], [2], [3] e [4]. Também criamos um website  e um video para explicar a importância do isolamento social na pandemia.

Nossas análises e relatórios foram usados pelo Centro de Operações Integradas (Governo do Estado de São Paulo), Centro de Coordenações das Operações(Comando Conjunto do Sudeste, Exército brasileiro), Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste e pelo Grupo Gestor de Informações da Secretaria Municipal de Subprefeituras da Prefeitura de São Paulo.
​

Participantes: 
USP: Paulo R. Guimarães Jr, Ana Paula A. Assis, Danilo G. Muniz da Silva, Diogo Melo, Erika Marques Santana, Gustavo Burin, Kate P. Maia, Leandro G. Cosmo, Pamela C. Santana
UFPB: 
Rafael Luís G. Raimundo, Viviana Márquez Velásquez
FIOCRUZ: Cecília S. de Andreazzi 

Unicamp: Mathias M. Pires, Flávia Maria Darcie Marquitti 
UNESP: Marina C. Côrtes, Carine Emer
UFSC: Mauricio Cantor 
University of California Merced: Irina B. Barros,  
University of California Riverside: Marilia P. Gaiarsa
MIT: Lucas P. de Medeiros 

University of Chicago: Paula Lemos-Costa
Instituto de Ecología Xalapa: Wesley F. Dáttilo da Cruz
Picture

História natural & educação científica

Nós criamos um website para professores e crianças sobre a diversidade de aves na cidade de São Paulo. Informações adicionais  aqui. 
​Artwork by Rodolfo G. Batista 
Picture
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Home
  • Lab
  • Research
  • Publications
  • Education
  • Outreach